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Receita: consulta ao 4º lote do IR já pode ser realizada

10/09/15 09:17:02
Foi liberada ontem, 8 de setembro, a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2015. Serão contemplados 2.119.640 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões. A consulta pode ser realizada no site da Receita, por telefone 146 (opção 3) ou no aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
 
As restituições virão corrigidas em 5,35%, índice correspondente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e setembro de 2015.
 
Lotes residuais
 
O lote multiexercício de restituição do IR  da pessoa física contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2014.
 
O crédito bancário para 2.155.086 contribuintes será realizado no dia 15 de setembro, totalizando o valor de R$ 2,5 bilhões. Desse total, R$ 81 milhões se referem ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 22.109 contribuintes idosos e 2.847 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
 
Para o exercício de 2014, a correção pela Selic será de 16,27%; de 2013 será de 25,17%; 2012 será de 32,42%;2011 de 43,17%; 2010 de 53,32%; 2009 de 61,78% e 2008 de 73,85%.
 
Como saber se está na malha fina?
 
Para consultar se a sua declaração está malha fina por conta de erros, omissões ou inconsistências, acesse o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) e consulte o extrato do seu IR por meio de código de acesso, que é gerado na própria plataforma, ou utilizando o seu Certificado Digital
 
Caso seja detectado algum problema na declaração, no próprio site é possível corrigir o erro e sair da malha fina. 
 
Restituição
 
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
 
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: G1 com edição Certisign