Sala de Imprensa


Divulgue melhor o Selo de Segurança da sua loja virtual

03/06/15 08:47:57

*Maurício Balassiano


Recentemente, a empresa global de meios de pagamentos, Wordpay, realizou uma pesquisa que comprovou que 60% dos compradores de varejo e de agências de viagens da América Latina consideram um site confiável e seguro se a autenticação de pagamento e o Selo de Segurança, o qual indica a proteção do Certificado SSL, estiverem em destaque no portal. O estudo ouviu 1.500 compradores online e os 150 maiores sites de varejo e reservas de viagens no Brasil, Chile e México.
 
Para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países mais ¿desconfiados¿, se podemos chamar assim. Setenta e um por cento dos brasileiros precisam ver logo de cara o Selo de Segurança. Além disso, 47% dos consumidores afirmam que estariam mais dispostos a continuar a compra se o tipo de pagamento estivesse na página inicial.

O mais impressionante é que os empreendedores do e-commerce aqui no Brasil ainda não perceberam a importância de divulgar melhor o Selo de Segurança em seus portais. De acordo com a mesma pesquisa, os varejistas brasileiros não divulgam essa informação na página inicial.
 
Em suma, o que essa pesquisa mostra é que você, empreendedor, deve explorar ao máximo o seu diferencial por proteger os dados dos seus clientes contra a interceptação de terceiros por meio do Certificado SSL.

Exponha melhor o Selo de Segurança na sua loja virtual. Envie comunicações a sua base de clientes expondo a sua preocupação com segurança dos dados. Mostre aos seus clientes o seu cuidado. Ensine-os a clicar e a checar a existência do SSL. Na tela do carrinho de compra, inclua um banner ressaltando que o ambiente é seguro.

Essas simples atitudes contribuirão com o aumento do seu faturamento e adicionará valor a sua marca. De acordo com a E-bit, em 2014, os e-commerces no Brasil faturaram mais de R$ 35 bilhões, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. Tenho certeza que você quer contribuir com a sua receita de 2015 para ampliar esse resultado.

Mas atenção. Como sempre escrevo aqui na coluna, é preciso ter cuidado. Existem várias empresas que comercializam o Certificado SSL, mas nem todas têm uma boa reputação no mercado ou, de fato, são sinônimos de confiança para os internautas. Ou seja: a loja virtual pode ter um SSL que concede o direto de usar, por exemplo, um Selo de Segurança de uma empresa não reconhecida. E aí o cliente pode não confiar.
 
*Maurício Balassiano é Diretor de Tecnologia da Certisign, empresa líder em Certificação Digital na América Latina.

Segmento: Selo de Segurança