Dúvidas e Suporte

Certificados A1 - Instalação

1. Instalação do certificado A1 no computador
Windows e macOS

Para instalar o certificado digital A1, siga as instruções a seguir.

1. Separe o e-mail "Aprovação de Pedido"

Nele constam o Número do Pedido e o Código de Instalação - informações que você usará no passo 3.

Se não localizar esta mensagem em sua caixa de entrada, verifique também as pastas lixo eletrônico e spam.

2. Baixe o Java

Se você já tiver o Java em seu computador, pule para o item 3.

Para baixar o Java, copie e cole este link em seu: https://www.java.com/pt-BR/download/

3. Inicie e instalação

Baixe o assistente de instalação abaixo e, depois, execute o arquivo.

Para iniciar, copie e cole este link em seu: https://gestaoar.certisign.com.br/instalador/instalador-certisign.jnlp

Ao iniciar a instalação do certificado, será necessário informar os seguintes dados:
Número do Pedido - consulte o e-mail "Aprovação de Pedido"
Código de Instalação - consulte o e-mail "Aprovação de Pedido"
CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do titular.

Veja as etapas que você irá percorrer até a finalização da instalação:

1. Para começar, informe o número do pedido.

2. Insira as informações: CPF e o Código de Instalação. Atenção ao preencher os campos. Há apenas 3 tentativas antes do bloqueio do pedido.

3. Na próxima tela, confira as informações e assine o Termo para concluir a instalação.

4. Crie uma senha e anote-a, pois ela será solicitada toda vez que você precisar usar o certificado.

5. Prontinho:
certificado instalado!

Computador windows: agora, você deve realizar um teste para checar se tudo está ok.

Computador macOS:
o próximo passo é importar o certificado para o navegador. Siga o passo a passo disponível no link. Depois, realize um teste para saber se tudo está ok.

Perguntas Frequentes

Sim, pode. O certificado A1 CertiSign pode ser instalado no computador Windows e macOS, basta seguir o passo a passo descrito nesta página.

Verifique se o bloqueador de pop-up está ativado. Em caso positivo, desative-o:

  • clique no ícone de bloqueio de pop-up do navegador;
  • selecione a opção de "Sempre mostrar pop-ups de..."; e
  • por fim, clique em "Concluído".

Esse erro acontece quando não existe uma pasta chamada Desktop para salvar o certificado. Para ajustar:

  • 1º passo - clique em meu computador > Disco Local > Nome Usuário e veja se a pasta está listada. Se, realmente, não estiver:
  • 2º passo - aperte o botão direito do mouse. Escolha Novo > Pasta e Crie uma nova pasta chamada Desktop.

Feito isso, inicie novamente a instalação e siga o passo a passo. O certificado digital será instalado na pasta recém-criada, chamada Desktop.

Esse erro ocorre quando são inseridas repetidas vezes informações erradas (Número do Pedido/Código de Instalação/CPF). Atenção para não bloquear seu pedido – são três (3) tentativas. Se precisar de ajuda, entre em contato com o nosso Suporte e informe o erro 404.

Neste caso, aguarde 30 minutos para tentar novamente. Se precisar de ajuda, entre em contato com nosso Suporte e informe o erro 410.

Caso apareça a imagem ao lado durante a instalação, realize o passo a passo a seguir.

A) Em seu computador, acesse o Painel de Controle.

B) Clique no programa Java

C) Na aba "Geral", clique em "Definições..."

D) Deixe marcado a opção "Manter os arquivos temporários no computador", e então clique em "Excluir Arquivos..."

E) Marque as três opções e dê "OK"

F) Depois, retorne ao Painel de Controle do Java:

Clique em "Avançado":

Depois em "Console Java", marque a opção "Mostrar console" e clique em "OK".

Feitas essas etapas, tente novamente realizar a instalação do certificado digital.

1- Baixe a segurança do JAVA: https://www.java.com/pt-BR/download/help/jcp_security.html

2- Inserir o link do Assistente de Instalação na lista de exceções: https://www.java.com/pt-BR/download/help/exception_sitelist.html

JAVA – Aplicativo bloqueado pela segurança

Na lupa de pesquisa orienta a digitar configurar JAVA e clique em Abrir.

Selecione a Aba Segurança.

Clique em Editar Lista de Sites.

Clique em Adicionar.

Insira o link do Assistente de Instalação e clique em Adicionar.

Clique em OK.

Importação e Exportação do Certificado Digital A1

O que deseja fazer?

Selecione o sistema operacional que você utiliza

Importação do Certificado A1 - Windows

Importante

  • A importação do Certificado Digital é feita quando há a necessidade de utilizá-lo em uma máquina diferente daquela em que o Certificado foi instalado. Por isso, antes de importá-lo, você deverá realizar a etapa da exportação.
  • O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão .pfx que é armazenado em sua área de trabalho automaticamente após a instalação.
  • Se você não renomeou o arquivo, o nome dele poderá ser o número do pedido do Certificado ou o nome do titular (sempre com a extensão .pfx).
  • Tenha em mãos a senha do seu Certificado, a qual foi cadastrada durante a instalação.
  • Selecione como confiável o Certificado e as hierarquias.
  • Digite a senha do Certificado (cadastrada durante o processo de instalação). Deixe a segunda e terceira opções marcadas e, de novo, clique em "Avançar".

1. Localize o Certificado A1 (arquivo com a extensão .pfx) no seu computador e/ou na pasta para a qual o Certificado foi exportado. Caso não esteja na área de trabalho, você poderá procurar pelo número do pedido ou pela extensão: *.pfx os digitando no menu "Iniciar".

2. Abra o arquivo do Certificado que deseja importar clicando sobre ele. E seguida, abrirá uma tela de "boas-vindas". Sem realizar qualquer alteração, clique em "Avançar".

3. Você verá, aqui, o caminho do Certificado. Apenas clique em "Avançar" novamente.

4. Digite a senha do Certificado (cadastrada durante o processo de instalação). Deixe a segunda e terceira opções marcadas e, de novo, clique em "Avançar".

5. Sem realizar qualquer alteração, deixando a opção automática selecionada, clique em "Avançar".

6. Aparecerá um breve resumo sobre as configurações selecionadas até o momento. Clique em "Concluir".

7. Por fim, você verá a janela de conclusão com sucesso da importação. Clique em "OK". Pronto! Seu Certificado foi importado.

8. Agora você irá para a segunda etapa, a qual é essencial para que o Certificado tenha importado tenha a sua autenticidade garantida.



Importação do Certificado A1 - MAC

Importante

  • A importação do Certificado Digital é feita quando há a necessidade de utilizá-lo em uma máquina diferente daquela em que o Certificado foi instalado. Por isso, antes de importá-lo, você deverá realizar a etapa da exportação.
  • O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão .pfx.
  • A instalação deverá ser feita em um computador com Windows e, para que possa ser utilizado em uma máquina com sistema macOS, deverá ser exportado (etapa anterior a esta).
  • Sugerimos que salve o arquivo na área de trabalho.
  • Tenha em mãos a senha do seu Certificado, a qual foi cadastrada durante a instalação.
  • Selecione como confiável o Certificado e as hierarquias.

1. Localize o Certificado em sua área de trabalho (ou na pasta que estiver) e dê um clique duplo sobre ele.

2. 2. Na janela que aparecerá, digite a senha do Certificado e clique em "ok".

3. Pronto! O Certificado já foi importado e poderá ser visualizado no "acesso a chaves". Para acessá-lo, clique no cadeado "Login" no canto superior esquerdo e depois na categoria "Certificados" na lateral esquerda.

Sistema operacional

Navegador

Exportação do Certificado A1 – Windows (Chrome)

Importante

  • A exportação do Certificado Digital é feita quando há a necessidade de utilizá-lo em uma máquina diferente daquela em que o Certificado foi instalado. Por isso, depois de exportá-lo, você deverá realizar a etapa da importação.
  • O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão .pfx que é armazenado em sua área de trabalho automaticamente após a instalação.
  • Se você não renomeou o arquivo, o nome dele poderá ser o número do pedido do Certificado ou o nome do titular (sempre com a extensão .pfx).
  • Tenha em mãos a senha do seu Certificado, a qual foi cadastrada durante a instalação.
  • Selecione como confiável o Certificado e as hierarquias.

1. Abra o navegador do Google Chrome e, em seguida, abra o menu do Google Chrome localizado no canto superior direito. Feito isso, clique em "definições".

2. Agora, digite "Certificados" no campo de busca na parte superior da tela e, em seguida, clique em "Gerir Certificados".

3. No menu "Opções da Internet", clique na aba "Conteúdo" e depois em "Certificados".

4. Na aba "Pessoal", selecione o Certificado que irá exportar e clique em "exportar".

5. Em seguida clique em "Avançar".

6. Agora, marque a opção "Sim, exportar essa chave privada".

7. Feito isso, escolha a opção "Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível" e clique, novamente, em "Avançar".

8. Em seguida, digite e confirme a senha da cópia de segurança e clique em "Avançar".

9. Clique, agora, em "Procurar".

10. Selecione o diretório aonde a cópia será salva, digite o nome do arquivo e clique em "Salvar".

11. Após selecionar o local em que deseja salvar o Certificado, clique em "Avançar".

12. Em seguida clique em "Concluir" e, depois, "Ok". Pronto! Seu Certificado foi exportado para o local escolhido.



Exportação do Certificado A1 – Windows (Explorer)

Importante

  • A exportação do Certificado Digital é feita quando há a necessidade de utilizá-lo em uma máquina diferente daquela em que o Certificado foi instalado. Por isso, depois de exportá-lo, você deverá realizar a etapa da importação.
  • O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão .pfx que é armazenado em sua área de trabalho automaticamente após a instalação.
  • Se você não renomeou o arquivo, o nome dele poderá ser o número do pedido do Certificado ou o nome do titular (sempre com a extensão .pfx).
  • Tenha em mãos a senha do seu Certificado, a qual foi cadastrada durante a instalação.
  • Selecione como confiável o Certificado e as hierarquias.

1. Abra o navegador Internet Explorer e clique em "Ferramentas" ou no desenho da engrenagem, que fica localizado no canto superior direito. Em seguida, vá em "Opções da Internet".

2. Em seguida, clique na aba "conteúdo" e, depois, em "Certificados".

3. Na aba "Pessoal", selecione o Certificado que irá exportar. Feito isso, clique, então, em "Exportar".

4. Em seguida, clique em "Avançar".

5. Agora, marque a opção "Sim, exportar a chave privada".

6. Marque a opção "Incluir todos os Certificados no caminho de Certificação, se possível" e clique novamente em "Avançar".

7. Em seguida, digite e confirme a senha da cópia de segurança (mesma criada no ato da instalação) e clique em "Avançar".

8. Após inserir a senha, clique em "Procurar".

9. Agora, selecione o local onde a cópia será salva. Digite o nome do arquivo (sem alterar sua extensão/formato) e clique em "Salvar".

10. Após selecionar o local de armazenamento, clique em "Avançar";

11. Em seguida clique em "Concluir" e "Ok". Pronto! Seu Certificado foi exportado para o local escolhido.

Exportação do Certificado A1 – macOS

Importante

  • A exportação do Certificado Digital é feita quando há a necessidade de utilizá-lo em uma máquina diferente daquela em que o Certificado foi instalado. Por isso, depois de exportá-lo, você deverá realizar a etapa da importação.
  • O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão .pfx que é armazenado em sua área de trabalho automaticamente após a instalação.
  • Se você não renomeou o arquivo, o nome dele poderá ser o número do pedido do Certificado ou o nome do titular (sempre com a extensão .pfx).
  • Tenha em mãos a senha do seu Certificado, a qual foi cadastrada durante a instalação.
  • Selecione como confiável o Certificado e as hierarquias.

1. Abra o navegador Mozilla Firefox e abra o menu localizado na parte superior direita do navegador, o qual é sinalizado por três barras. Feito isso, clique em "opções ou preferências".

2. Em seguida, clique em "Avançado ou Privacidade e Segurança". No campo de busca, localizado no canto superior direito, digite "Certificado". Após escrever a palavra, clique em "Ver Certificados".

3. Em seguida, clique na aba "Seus Certificados".

4. Após clicar na aba "Seus Certificados", selecione o Certificado que deseja exportar, e, em seguida, clique em "Backup".

5. Agora, selecione o local onde a cópia do Certificado será salva e clique em "Salvar".

6. Digite e confirme uma senha para a cópia do Certificado, e Clique em "Ok". Sugerimos que insira, aqui, a mesma senha do Certificado, criada durante a instalação do Certificado.

7. Clique em "Ok" e, em seguida, em "Ok" novamente. Pronto! O Certificado já foi exportado com sucesso.

Pronto! O certificado já foi importado com sucesso. Agora você precisará seguir a etapa 2 e instalar as hierarquias de certificação no repositório para garantir a confiança deste certificado.

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